quinta-feira, 7 de julho de 2011

Olhar. Cegueira social ou Transformação do meio?


Pessoas são diferentes, umas equilibradas, outras exageradas.

Podem ser tristes e alegres.

Amigas ou interesseiras.

Puras, maldosas.

Inteligentes, acomodadas.

Não importa como seja, todas demonstram reações nos olhares.

Por mais que a ciência tenha avançado em relação ao olhar, nós leigos ainda não conseguimos entender a linguagem que o mesmo venha a transmitir.

Quantas pessoas já te decepcionou na vida? Quantas te fizeram mal? Quantas mentiram pra você? Quantas te usaram e usam até hoje? Quantas não estão nem ai com que esta acontecendo na sua vida? Quantas nem te enxergam? Quantas são iguais a você?

Isso é muito comum na vida, pessoas, pessoas e pessoas, ainda mais hoje num mundo que o olhar esta voltado em " ter para ser".

Repare quando você esta em algum lugar onde tem varias pessoas. O que você olha? Elas ou nelas? O que elas olham em você? O eu ou seu?

Claro que todos olham a roupa, o cabelo, os modos, os defeitos, as qualidades, o externo nu e cru sem nem imaginar realmente quem aquela pessoa é. Afinal o rotulo:

Bem vestida, rica! Mal vestida, pobre!

Alguma vez você já tentou olhar para os olhos das pessoas?

Vamos dar um exemplo típico de como nós somos egoístas ao olhar pra alguém:

Imagine você num shopping na praça de alimentação, sentado comendo aquela comida gostosa, sentindo aquele cheiro de gordura com temperos que impregna as nossas roupas e cabelo, mas não importa, o prazer agora é comer, risos, então, já perceberam que enquanto comemos existem pessoas que estão o tempo todo limpando a nossa sujeira, tá notam! Mas agora pergunto de novo! - Qual a roupa que ela esta usando? Qual o biotipo dela? O rosto como é, o rosto gente, como é?

Viu como não olhamos para as pessoas. Principalmente aquelas que nos servem.

Vamos chegar mais intimo ainda, e sua família? Como a enxerga? Só defeitos, irmão chato, irmã chata, pais babacas, mães locas, pais ruins, e ai?

Bom se eu for dar exemplos de cegueira social, vistas grossas, olhares inúteis que existem na vida, não vai ser fácil parar de escrever.

Então vou dar um pequeno toque:

Comece olhar pra você!

Veja como você é, olhe seus defeitos e qualidades, enxergue aquilo que você não esta fazendo de bom, note o espaço e as pessoas que estão a sua volta, olhe para elas, repare que a situação ruim que você criou é da sua visão, seu ponto de vista, mude, enxergue de outra forma, veja até onde você é culpada pela situação, se olhe muito bem e depois que realmente saber como e quem você é, repare como as pessoas são, como pessoas, não como números sociais ou estatísticas de classes.

Abra os olhos para vida e ajude a transformar o mundo a sua volta! Já passou da hora.

Nenhum comentário: